Biblioteca Escolar: um compromisso com a aprendizagem
Cadastre-se na plataforma para assistir aulas grátis!Seja bem-vindo ao curso Biblioteca Escolar: um compromisso com a
aprendizagem
Conheça, agora, o conteúdo que preparamos para você
-
Assista à Master Class do curso Biblioteca Escolar, com a professora Bernadete CampelloGrátis
-
Aula 1 - A Biblioteca como espaço de aprendizagem
-
Aula 2 - Habilidades informacionais: O que são?
-
Aula 3 - Habilidades informacionais: Como ensiná-las?
-
Aula 4 - A competência informacional na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
-
Aula 5 - O processo de pesquisa e de produção de conhecimento
-
Aula 6 - Modelo do processo de busca de informação
-
Aula 7 - Estratégias para mobilizar habilidades de pesquisa
-
Aula 8 - A Wikipédia como fonte de informação para pesquisa
-
Aula 10 - Habilidades informacionais na educação infantil
-
Aula 11 - A construção do papel educativo do bibliotecário
-
Aula 12 - Leitura: Que papel cabe à biblioteca escolar
-
Aula 13 - Motivação para ler
-
Aula 14 - Avaliação (Habilidades informacionais)
-
Aula 15 - Avaliação (Formação do leitor)
-
Aula 16 - As Múltiplas dimensões da biblioteca escolar
-
Aula 17 - Perspectivas da biblioteca escolar no Brasil
-
Aula 18 - Parâmetros para bibliotecas escolares
-
Aula 19 - Redes de bibliotecas escolares
-
Aula 20 - Espaço físico da biblioteca
-
Aula 21 - Possibilidades de expansão da biblioteca escolar além do espaço físico
-
Aula 22 - Limpeza da biblioteca escolar
-
Aula 23 - A formação e o desenvolvimento da coleção
-
Aula 24 - A Internet como parte da coleção
-
Aula 25 - Best-sellers: Como lidar com a literatura de entretenimento?
-
Aula 26 - Temas polêmicos e a biblioteca escolar
-
Aula 27 - Organização da coleção da biblioteca escolar
-
Aula 28 - Tecnologia na biblioteca escolar A
-
Aula 29 - Tecnologia na biblioteca escolar B
-
Aula 30 - Por uma concepção de biblioteca escolar
-
Páginas interessantes sobre Bibliotecas Escolares
Parabéns. Você acaba de fazer a Escolha Certa para seu sucesso profissional!
Bloco 1 - A biblioteca como espaço de aprendizagem
Bloco 2 - A gestão da biblioteca escolar
Ampliando seus conhecimentos
Descrição do curso
Temos o prazer de apresentar a você o curso Biblioteca Escolar: um compromisso com a aprendizagem!
O projeto pedagógico da série conteúdo.com Bernadete Campello foi organizado a partir das demandas de profissionais que precisam atender às necessidades das instituições de ensino para aprimorar o funcionamento de suas bibliotecas escolares com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica brasileira.
É um curso inédito, inovador, robusto e contemporâneo, preparado pela professora Dra. Bernadete Campello para bibliotecários, educadores, professores, mediadores, auxiliares de biblioteca, professor de ensino do uso de biblioteca (PEUB) e profissionais que pretendam renovar e ter maior aderência da biblioteca escolar aos desafios para uma educação cada vez mais coerente com a excelência e qualidade exigidas pela sociedade!
Categoria: Bibliotecas Escolares
Informações gerais
Conteúdo
- Gestão da biblioteca escolar
- A biblioteca escolar e suas tecnologias
Objetivo
Promover a formação continuada de bibliotecários e educadores que atuam em bibliotecas escolares de todo o território brasileiro.
Acolher a uma demanda do mercado educacional de atendimento especializado da biblioteca escolar a seu público específico, pautada em processos que privilegiam a aprendizagem do estudante, a pesquisa e a produção do conhecimento.
Aprofundar a importância do papel educativo do bibliotecário.
Apresentar estratégias para mobilizar o corpo pedagógico da escola e os estudantes para o uso da biblioteca escolar como ferramenta pedagógica.
Apresentar os novos focos de gestão da biblioteca escolar com ênfase na curadoria da aprendizagem dos usuários que atende.
Aprofundar o conceito de habilidades informacionais e dar elementos práticos para os bibliotecários e educadores interessados na ampliação do conceito de bibliotecas escolares como espaços de aprendizagem ao longo da vida.
Trabalhar conceitos de formação do leitor.
Trabalhar o conceito de Redes de Bibliotecas Escolares.
Apresentar modelos de trabalho colaborativo e cooperativo nas relações escola/biblioteca.
Apresentar possibilidades de expansão da biblioteca escolar além do espaço físico.
Propor modelos de avaliação das habilidades informacionais adquiridas pelos estudantes ao longo dos ciclos escolares e outras que forem pertinentes.
Público-alvo
Bibliotecários
Professor de ensino do uso de biblioteca (PEUB)
Auxiliares de biblioteca
Educadores que atuam em biblioteca escolar
Profissionais que desejam investir na carreira e atualizar seu conhecimentos nas dimensões do livro, da leitura da literatura e da biblioteca
Metodologia
O moderno sentido de biblioteconomia escolar encontra suas origens a partir da inserção de escolas formais e da educação obrigatória para jovens encontrada na constituição de vários países. Neste contexto, a biblioteca é inserida na própria arquitetura da escola e passa a ser entendida como fenômeno sociocultural, historicamente localizado, espaço planejado para significativas ações socioeducativas e culturais.
Parâmetros, cartas e manifestos nacionais e internacionais, que declaram também sobre o direito de todo cidadão ao acesso à informação e a uma educação de qualidade vem endossando a importância de se manter espaços planejados, organizados e preparados para a aprendizagem do estudante e, por conseguinte, como complemento eficaz aos projetos políticos pedagógicos das escolas.
Esses marcos históricos revelam que as sociedades reconhecem, cada vez mais, a bibliotecas como um dos meios de conquista da educação, do lazer e da cultura ao longo da vida.
No Brasil, a Lei 12244 de 2010 identifica a importância de bibliotecas nas escolas e dá um prazo, até o ano de 2020, para a consolidação que todas as escolas do país possuam uma biblioteca.
Este contexto estimulou, especialmente na ultima década, a formação de profissionais para bibliotecas escolares no Brasil com o objetivo de atender essa demanda crescente de mercado.
Por esse motivo, preparamos o curso Biblioteca Escolar: compromisso com a aprendizagem organizado a partir das experiências, estudos, pesquisas e práticas vivenciadas pela Professora, autora de livros e pesquisadora Bernadete Campello. O curso é composto por 30 videoaulas ministradas pela professora e conta com referências selecionadas para formar, contextualizar e atualizar os profissionais e demais interessados que pretendem colocar as Bibliotecas Escolares inseridas e praticantes de ações que contribuam para a aprendizagem dos estudantes em suas escolas ou redes.
Certificado
O certificado será emitido ao final do curso.
Professores
Bernadete Campello
Professora, mestre e doutora em biblioteconomia, fundadora Grupo de Estudos de Bibliotecas Escolares (GEBE/UFMG), membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (CBBE), na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), possui mais de 40 artigos completos publicados em periódicos; 11 livros publicados/organizados ou edições; 16 capítulos de livros publicados, mais de 30 textos em jornais de notícias e revistas, é; membro de 2 corpos editoriais e revisora de 4 periódicos. Ganhadora do prêmio International Association of School Librarianship Award.