Seja bem-vindo ao curso Biblioteca Escolar: um compromisso com a aprendizagem

Conheça, agora, o conteúdo que preparamos para você

    Parabéns. Você acaba de fazer a Escolha Certa para seu sucesso profissional!
  • Assista à Master Class do curso Biblioteca Escolar, com a professora Bernadete Campello
    Grátis
    • Biblioteca escolar: Compromisso com a aprendizagem
  • Bloco 1 - A biblioteca como espaço de aprendizagem
  • Aula 1 - A Biblioteca como espaço de aprendizagem
    • Apresentação
    • Referências
  • Aula 2 - Habilidades informacionais: O que são?
    • Habilidades Informacionais: o que são?
    • Referência Digital: COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO Literatura: ensino fundamental
    • Referências
  • Aula 3 - Habilidades informacionais: Como ensiná-las?
    • Habilidades Informacionais: como ensiná-las?
    • Referência Digital: APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
    • Referências
  • Aula 4 - A competência informacional na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
    • A competência informacional na perspectiva da BNCC
    • Referências
  • Aula 5 - O processo de pesquisa e de produção de conhecimento
    • O processo de pesquisa e de produção de conhecimento
    • Referências
  • Aula 6 - Modelo do processo de busca de informação
    • Modelo do processo de busca de informação
    • Referências
  • Aula 7 - Estratégias para mobilizar habilidades de pesquisa
    • Estratégias para mobilizar habilidades de pesquisa
    • Referências
  • Aula 8 - A Wikipédia como fonte de informação para pesquisa
    • A Wikipédia como fonte de informação para pesquisa
    • Referência Digital: NERDOLOGIA. Wikipedia
    • Referências
  • Aula 9 - Colaboração professor/bibliotecário: Base para a aprendizagem na biblioteca
    • Colaboração professor/bibliotecário: base para a aprendizagem na biblioteca
    • Referência Digital: COMPREENDENDO A COLABORAÇÃO ENTRE BIBLIOTECÁRIO E PROFESSOR
    • Referências
  • Aula 10 - Habilidades informacionais na educação infantil
    • Habilidades informacionais na educação infantil
    • Referências
  • Aula 11 - A construção do papel educativo do bibliotecário
    • A construção do papel educativo do bibliotecário
    • Referência Digital: DEL TRABAJO DE REFERENCIA HACIA LA ALFABETIZACIÓN INFORMACIONAL
    • Referências
  • Aula 12 - Leitura: Que papel cabe à biblioteca escolar
    • Leitura: que papel cabe à biblioteca escolar
    • Referências
  • Aula 13 - Motivação para ler
    • Motivação para ler
    • Referências Digitais: PREPARAR PARA LEITURA VER E OUVIR LER
    • Referências
  • Aula 14 - Avaliação (Habilidades informacionais)
    • Avaliação (habilidades informacionais)
    • Referências
  • Aula 15 - Avaliação (Formação do leitor)
    • Avaliação (Formação do leitor)
    • Referências
  • Aula 16 - As Múltiplas dimensões da biblioteca escolar
    • As múltiplas dimensões da biblioteca escolar
    • Referência Digital: A PLACE TO LEARN OR A PLACE FOR PLEASURE
    • Referências
  • Bloco 2 - A gestão da biblioteca escolar
  • Aula 17 - Perspectivas da biblioteca escolar no Brasil
    • Perspectivas da biblioteca escolar no Brasil
    • Referência Digital: PROJETO MOBILIZADOR: BIBLIOTECA ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE INFORMAÇÃO PARA O ENSINO PÚBLICO
    • Referência Digital: DIRETRIZES DA IFLA PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR EDIÇÃO 2
    • Referências
  • Aula 18 - Parâmetros para bibliotecas escolares
    • Parâmetros para bibliotecas escolares
    • Referências
  • Aula 19 - Redes de bibliotecas escolares
    • Redes de bibliotecas escolares
    • Referências
  • Aula 20 - Espaço físico da biblioteca
    • Espaço físico da biblioteca
    • Referências Digitais: BIBLIOTECAS ESCOLARES: TENDÊNCIAS GLOBAIS
    • Referência Digital: A ORDEM INFORMACIONAL DIALÓGICA
    • Referências
  • Aula 21 - Possibilidades de expansão da biblioteca escolar além do espaço físico
    • Possibilidades de expansão da biblioteca escolar além do espaço físico
    • Referências
  • Aula 22 - Limpeza da biblioteca escolar
    • Limpeza da biblioteca escolar
    • Referências
  • Aula 23 - A formação e o desenvolvimento da coleção
    • A formação e o desenvolvimento da coleção
    • Referência Digital: Material bibliográfico como bem permanente ou bem de consumo?
    • Referências
  • Aula 24 - A Internet como parte da coleção
    • A Internet como parte da coleção
    • Referências
  • Aula 25 - Best-sellers: Como lidar com a literatura de entretenimento?
    • Best-sellers: como lidar com a literatura de entretenimento?
    • Referências bibliográficas
    • Referência Digital: BEST-SELLER: A CULPA DO SUCESSO
  • Aula 26 - Temas polêmicos e a biblioteca escolar
    • Temas polêmicos e a biblioteca escolar
    • Referências
  • Aula 27 - Organização da coleção da biblioteca escolar
    • Organização da coleção da biblioteca escolar
    • Referência Digital: A ORDEM INFORMACIONAL DIALÓGICA
    • Referência Digital: FALA, BIBLIOTECÁRIA: TABELAS CUTTER E PHA
    • Referências
  • Aula 28 - Tecnologia na biblioteca escolar A
    • Tecnologia na biblioteca escolar A
    • Referências
  • Aula 29 - Tecnologia na biblioteca escolar B
    • Tecnologia na biblioteca escolar B
    • Referência Digital: APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
    • Referências
  • Aula 30 - Por uma concepção de biblioteca escolar
    • Por uma concepção de biblioteca escolar
    • Referências bibliográficas
    • Referência Digital: SCHOOL LIBRARIES: WHAT'S NOW, WHAT'S NEXT, WHAT COMES AFTER
  • Ampliando seus conhecimentos
  • Páginas interessantes sobre Bibliotecas Escolares
    • Páginas interessantes sobre Bibliotecas Escolares

Descrição do curso

Temos o prazer de apresentar a você o curso Biblioteca Escolar: um compromisso com a aprendizagem!

O projeto pedagógico da série conteúdo.com Bernadete Campello foi organizado a partir das demandas de profissionais que precisam atender  às necessidades das instituições de ensino para aprimorar o funcionamento de suas bibliotecas escolares com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica brasileira.

É um curso inédito, inovador, robusto e contemporâneo, preparado pela professora  Dra. Bernadete Campello para bibliotecários, educadores, professores, mediadores, auxiliares de biblioteca, professor de ensino do uso de biblioteca (PEUB) e profissionais que pretendam renovar e ter maior aderência da biblioteca escolar aos desafios para uma educação cada vez mais coerente com a excelência e qualidade exigidas pela sociedade!

Categoria: Bibliotecas Escolares

Informações gerais

Conteúdo
  • Gestão da biblioteca escolar
  • A biblioteca escolar e suas tecnologias
Objetivo

Promover a formação continuada de bibliotecários e educadores que atuam em bibliotecas escolares de todo o território brasileiro.

Acolher a uma demanda do mercado educacional de atendimento especializado da biblioteca escolar a seu público específico, pautada em processos que privilegiam a aprendizagem do estudante, a pesquisa e a produção do conhecimento.

Aprofundar a importância do papel educativo do bibliotecário.

Apresentar estratégias para mobilizar o corpo pedagógico da escola e os estudantes para o uso da biblioteca escolar como ferramenta pedagógica.

Apresentar os novos focos de gestão da biblioteca escolar com ênfase na curadoria da aprendizagem dos usuários que atende.

Aprofundar o conceito de habilidades informacionais e dar elementos práticos para os bibliotecários e educadores interessados na ampliação do conceito de bibliotecas escolares como espaços de aprendizagem ao longo da vida.

Trabalhar conceitos de formação do leitor.

Trabalhar o conceito de Redes de Bibliotecas Escolares.

Apresentar modelos de trabalho colaborativo e cooperativo nas relações escola/biblioteca.

Apresentar possibilidades de expansão da biblioteca escolar além do espaço físico.

Propor modelos de avaliação das habilidades informacionais adquiridas pelos estudantes ao longo dos ciclos escolares e outras que forem pertinentes.

Público-alvo

Bibliotecários 

Professor de ensino do uso de biblioteca (PEUB) 

Auxiliares de biblioteca 

Educadores que atuam em biblioteca escolar 

Profissionais que desejam investir na carreira e atualizar seu conhecimentos nas dimensões do livro, da leitura da literatura e da biblioteca

Metodologia

O moderno sentido de biblioteconomia escolar encontra suas origens a partir da inserção de escolas formais e da educação obrigatória para jovens encontrada na constituição de vários países. Neste contexto, a biblioteca é inserida na própria arquitetura da escola e passa a ser entendida como fenômeno sociocultural, historicamente localizado, espaço planejado para significativas ações socioeducativas e culturais.

Parâmetros, cartas e manifestos nacionais e internacionais, que declaram também sobre o direito de todo cidadão ao acesso à informação e a uma educação de qualidade vem endossando a importância de se manter espaços planejados, organizados e preparados para a aprendizagem do estudante e, por conseguinte, como complemento eficaz aos projetos políticos pedagógicos das escolas.

Esses marcos históricos revelam que as sociedades reconhecem, cada vez mais, a bibliotecas como um dos meios de conquista da educação, do lazer e da cultura ao longo da vida.

No Brasil, a Lei 12244 de 2010 identifica a importância de bibliotecas nas escolas e dá um prazo, até o ano de 2020, para a consolidação que todas as escolas do país possuam uma biblioteca. 

Este contexto estimulou, especialmente na ultima década, a formação de profissionais para bibliotecas escolares no Brasil com o objetivo de atender essa demanda crescente de mercado.

Por esse motivo, preparamos o curso Biblioteca Escolar: compromisso com a aprendizagem organizado a partir das experiências, estudos, pesquisas e práticas vivenciadas pela Professora, autora de livros e pesquisadora Bernadete Campello. O curso é composto por 30 videoaulas ministradas pela professora e conta com referências selecionadas para formar, contextualizar e atualizar os profissionais e demais interessados que pretendem colocar as Bibliotecas Escolares inseridas e praticantes de ações que contribuam para a aprendizagem dos estudantes em suas escolas ou redes.

Certificado

O certificado será emitido ao final do curso.

Professores

Bernadete Campello

Professora, mestre e doutora em biblioteconomia, fundadora Grupo de Estudos de Bibliotecas Escolares (GEBE/UFMG), membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares (CBBE), na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), possui mais de 40 artigos completos publicados em periódicos; 11 livros publicados/organizados ou edições; 16 capítulos de livros publicados, mais de 30 textos em jornais de notícias e revistas, é; membro de 2 corpos editoriais e revisora de 4 periódicos. Ganhadora do prêmio International Association of School Librarianship Award.

Temp 5df12e8fec681f005735b74b estante